O Seminário de Iniciação Científica do Curso de Pedagogia do Centro Universitário FAI está em sua 8º edição e teve como principal objetivo possibilitar a socialização de conhecimentos científicos, o incentivo à pesquisa e a articulação desta com o ensino e a extensão, visando o enriquecimento da formação acadêmica.
As apresentações dos trabalhos selecionados aconteceram na noite do dia 26 de outubro de 2017.
Defende-se que a pesquisa precisa fazer parte do cotidiano acadêmico, sendo o SEMIC um espaço que oportuniza aos acadêmicos, egressos e professores da instituição, socializar estudos, alicerçando a formação de excelência.
Para isso, a Instituição torna públicos os resultados das pesquisas submetidas ao evento, por meio dos presentes Anais.
Em 2014, na sua 5º edição, o evento passa a publicar os Anais em meio eletrônico. Nas edições anteriores os trabalhos foram publicados em CD-ROM, todos disponíveis na biblioteca da FAI para consulta.
As produções teóricas presentes nos Anais contemplam estudos na área da educação e áreas afins, primando pela diversidade de olhares e pela inter/transdisciplinaridade, possibilitando a vinculação do conhecimento com o desenvolvimento profissional e pessoal.
FICHA CATALOGRÁFICA E NORMAS DE PUBLICAÇÃO | ARQUIVO |
---|---|
FICHA CATALOGRÁFICA | Baixar |
NORMAS DE PUBLICAÇÃO | Baixar |
ID | TÍTULO DO ARTIGO | TIPO | ARQUIVO |
---|---|---|---|
1 | A ARTE DE CONHECER O “EU E O OUTRO” NA EXPERIÊNCIA DA MELHOR IDADE | ARTIGO | Baixar |
2 | A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO BRASIL – ASPECTOS TEÓRICOS | ARTIGO | Baixar |
3 | A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | ARTIGO | Baixar |
4 | A IMPORTÂNCIA DAS ARTES CÊNICAS PARA A EDUCAÇÃO E A CULTURA | ARTIGO | Baixar |
5 | A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL | ARTIGO | Baixar |
6 | A MINHA VIDA E ESCOLA SEM BULLYING E PRECONCEITO | ARTIGO | Baixar |
7 | AMPLIANDO OS CONHECIMENTOS ATRAVÉS DO RESGATE HISTÓRICO DA BALSA | ARTIGO | Baixar |
8 | ANÁLISE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – GESTÃO E DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | ARTIGO | Baixar |
9 | AS CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY E ANÍSIO TEIXEIRA PARA UMA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE PARA OS BRASILEIROS | ARTIGO | Baixar |
10 | AVALIAÇÃO E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM | ARTIGO | Baixar |
11 | BRINCAR TAMBÉM É APRENDER: UM OLHAR PARA AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA BRINQUEDOTECA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FAI | ARTIGO | Baixar |
12 | CELEBRANDO O QUE O MUNDO TEM DE BOM - SEMEANDO SONHOS ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV ESPAÇOS NÃO ESCOLARES | ARTIGO | Baixar |
13 | COMPREENDENDO O PROCESSO EDUCACIONAL: CONSIDERAÇÕES EM TORNO DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E DOS SABERES NECESSÁRIOS A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI | ARTIGO | Baixar |
14 | CONSIDERAÇÕES ACERCA DA SÍNDROME DE DOWN: IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA E O AUXÍLIO DESTA PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO | ARTIGO | Baixar |
15 | COMUNICAÇÃO HUMANA | ARTIGO | Baixar |
16 | DANÇA E MOVIMENTO, A EXPRESSÃO DO CORPO NA ESCOLA | ARTIGO | Baixar |
17 | DESENVOLVENDO SENSIBILIDADES QUANTO A ATIVIDADE FÍSICA E VIDA SAUDÁVEL | ARTIGO | Baixar |
18 | DESVENDANDO A CORPOREIDADE ATRAVÉS DAS EXPRESSÕES E DO TEATRO | ARTIGO | Baixar |
19 | DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM | ARTIGO | Baixar |
20 | GESTÃO DAS EMOÇÕES NA ÁREA EMPRESARIAL: O PASSO INICIAL PARA O SUCESSO | ARTIGO | Baixar |
21 | GESTÃO DAS EMOÇÕES NA ÁREA EMPRESARIAL: O PASSO INICIAL PARA O SUCESSO | ARTIGO | Baixar |
22 | HOMOSSEXUALIDLIADE E HOMOFOBIA: PERSPECTIVA CULTURAL ACERCA DE DIZERES BÍBLICOS | ARTIGO | Baixar |
23 | INSISTA NO PODER DO PENSAMENTO POSITIVO | ARTIGO | Baixar |
24 | MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA: UMA PRÁTICA ALÉM DO VISÍVEL | ARTIGO | Baixar |
25 | MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA: UMA REALIDADE A SER CONSTRUÍDA | ARTIGO | Baixar |
26 | MOBILIZAÇÃO DOS SABERES DOCENTES DURANTE OS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS: CONSIDERAÇÕES EM TORNO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES | ARTIGO | Baixar |
27 | MUSICALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | ARTIGO | Baixar |
28 | MOTIVAÇÃO: AÇÕES PARA A SUPERAÇÃO | ARTIGO | Baixar |
29 | MÃE: A MELHOR VERSÃO DE SER MULHER | ARTIGO | Baixar |
30 | O TEATRO E A LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO | ARTIGO | Baixar |
31 | O TEXTO, LEITOR E O CONTEXTO: POSSIBILIDADES DE APROXIMAÇÕES | ARTIGO | Baixar |
32 | OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE: RELATO DE CASO DA PRÁTICA NA ESCOLA PORTO NOVO | ARTIGO | Baixar |
33 | ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO: SIMPLES ARRANJO OU FACILITAR PARA APRENDIZAGEM? | ARTIGO | Baixar |
34 | PEDAGOGIA DE PROJETOS NUMA VISÃO COMPLEXA: PRÁTICAS INTER/TRANSDISCIPLINARES | ARTIGO | Baixar |
35 | REFLEXÕES EM TORNO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR PARA AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E A CONVIVÊNCIA ESCOLAR/SOCIAL | ARTIGO | Baixar |
36 | REFLEXÕES QUANTO AOS SABERES E À PROFISSIONALIDADE DE PROFESSORES | ARTIGO | Baixar |
37 | REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO DOCENTE | ARTIGO | Baixar |
38 | RELATO DE EXPERIÊNCIA RELACIONADO AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II- GESTÃO E DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | ARTIGO | Baixar |
39 | RELATO SOBRE A PRÁTICA DE ESTÁGIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA, DA LEITURA E DA CONVIVÊNCIA HARMONIOSA | ARTIGO | Baixar |
40 | RELATO SOBRE A PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – GESTÃO E DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSIDERAÇÕES EM TORNO DA METODOLOGIA DE PROJETOS | ARTIGO | Baixar |
41 | SOU QUEM SOU, POR QUE SOMOS TODOS NÓS: PERSPECTIVAS COOPERATIVISTAS | ARTIGO | Baixar |
42 | TEATRALIZAÇÃO E SUAS POSSIBILIDADES | ARTIGO | Baixar |
43 | TURMINHA SALVA VIDAS SEGUNDO ANO AO RESGATE | ARTIGO | Baixar |
44 | TRANSTORNO DE ANSIEDADE INFANTIL | ARTIGO | Baixar |
45 | UM RESGATE HISTÓRICO DE VIDA DA TERCEIRA IDADE | ARTIGO | Baixar |
46 | UMA PONTE PARA O DESPERTAR DO "EU" | ARTIGO | Baixar |
47 | VIVENCIANDO VALORES HUMANOS EM ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES | ARTIGO | Baixar |
48 | ÉTICA: UMA RELAÇÃO DE COMPROMISSO COM O EU | ARTIGO | Baixar |
ID | TÍTULO | TIPO | ARQUIVO |
---|---|---|---|
49 | HISTÓRIA DA INFÂNCIA | PÔSTER | Baixar |
50 | O MILAGRE DA VIDA: COMPREENDENDO E DESENVOLVENDO A INTEGRALIDADE DO SER! | PÔSTER | Baixar |
Rua Carlos Kummer, 100 Bairro Universitário Itapiranga - SC | 89896-000
(49) 3678-8700
(49) 9841-51850
semic@seifai.edu.br