O Seminário de Iniciação Científica do Curso de Pedagogia da FAI Faculdades está em sua 7º edição e teve como principal objetivo possibilitar a socialização de conhecimentos científicos, o incentivo à pesquisa e a articulação desta com o ensino e a extensão, visando o enriquecimento da formação acadêmica. As apresentações dos trabalhos selecionados aconteceram na noite do dia 30 de setembro de 2016. Defendemos que a pesquisa precisa fazer parte do cotidiano acadêmico, sendo o SEMIC um espaço que oportuniza aos acadêmicos, egressos e professores da instituição, socializar estudos, alicerçando a formação de excelência. Para isso, a Instituição torna públicos os resultados das pesquisas submetidas ao evento, por meio dos presentes Anais. Em 2014, na sua 5º edição, o evento passa a publicar os Anais em meio eletrônico. Nas edições anteriores os trabalhos foram publicados em CD-ROM, todos disponíveis na biblioteca da FAI para consulta. As produções teóricas presentes nos Anais contemplam estudos na área da educação e áreas afins, primando pela diversidade de olhares e pela inter/transdisciplinaridade, possibilitando a vinculação do conhecimento com o desenvolvimento profissional e pessoal.
| FICHA CATALOGRÁFICA E NORMAS DE PUBLICAÇÃO | ARQUIVO |
|---|---|
| FICHA CATALOGRÁFICA | Baixar |
| NORMAS DE PUBLICAÇÃO | Indisponível |
| ID | TÍTULO DO ARTIGO | TIPO | ARQUIVO |
|---|---|---|---|
| 1 | MATEMÁTICA E CIDADANIA: CONSTRUINDO O CONSUMO CONSCIENTE | ARTIGO | Baixar |
| 2 | A APLICABILIDADE DA MATEMÁTICA FORMAL NO COTIDIANO DOS EDUCANDOS E SUA RELAÇÃO COM A MATEMÁTICA INFORMAL | ARTIGO | Baixar |
| 3 | A EDUCAÇÃO A SUA RELAÇÃO COM A CULTURA ALEMÃ NO PROJETO DE COLONIZAÇÃO DO PORTO NOVO | ARTIGO | Baixar |
| 4 | A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL PORTO NOVO | ARTIGO | Baixar |
| 5 | A EDUCAÇÃO INFANTIL E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO HUMANO | ARTIGO | Baixar |
| 6 | A EXISTÊNCIA HUMANA E A CONSTRUÇÃO DO EU: O SENTIDO QUE EXISTE POR TRÁS DE SUAS AÇÕES | ARTIGO | Baixar |
| 7 | A IMPORTÂNCIA DA INTERPRETAÇÃO PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E CÁLCULOS MATEMÁTICOS | ARTIGO | Baixar |
| 8 | A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM | ARTIGO | Baixar |
| 9 | A IMPORTÂNCIA DOS CÍRCULOS RESTAURATIVOS PARA UMA CULTURA DE PAZ | ARTIGO | Baixar |
| 10 | A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: UMA NOVA PERSPECTIVA DE ATUAÇÃO | ARTIGO | Baixar |
| 11 | A SIMBOLOGIA DOS CONTOS DE FADAS: DO ‘ERA UMA VEZ’ AO ‘FELIZES PARA SEMPRE’ | ARTIGO | Baixar |
| 12 | A IMPORTÂNCIA DO SABER MATEMÁTICO NA VIDA COTIDIANA | ARTIGO | Baixar |
| 13 | A PRÁXIS MATEMÁTICA: O CAMINHO DO REENCANTAMENTO | ARTIGO | Baixar |
| 14 | A QUALIFICAÇÃO DO ENSINO BÁSICO: OS PACTOS PELA EDUCAÇÃO. | ARTIGO | Baixar |
| 15 | AS BRINCADEIRAS INFANTIS RETRATADAS NAS OBRAS DE CÂNDIDO PORTINARI | ARTIGO | Baixar |
| 16 | APRENDIZAGEM MATEMÁTICA ENCANTANDO SABERES PARA A VIDA | ARTIGO | Baixar |
| 17 | COMO PREVENIR O BULLYING NAS ESCOLAS UTILIZANDO OS CÍRCULOS RESTAURATIVOS | ARTIGO | Baixar |
| 18 | COMPUTADOR COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. | ARTIGO | Baixar |
| 19 | CONSIDERAÇÕES SOBRE A INCLUSÃO AO LONGO DA HISTÓRIA | ARTIGO | Baixar |
| 20 | CORPO EM MOVIMENTO: O BEM-ESTAR DA TERCEIRA IDADE | ARTIGO | Baixar |
| 21 | DA PRÁTICA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO | ARTIGO | Baixar |
| 22 | DESENVOLVENDO A IMAGINAÇÃO NA MAGIA DO CALDEIRÃO! | ARTIGO | Baixar |
| 23 | DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE | ARTIGO | Baixar |
| 24 | DISLEXIA E SEUS IMPACTOS NA VIDA ESCOLAR E SOCIAL | ARTIGO | Baixar |
| 25 | DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM | ARTIGO | Baixar |
| 26 | DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: AS DIFERENÇAS NA CONVIVÊNCIA ESCOLAR | ARTIGO | Baixar |
| 27 | EDUCAÇÃO INTEGRAL: A PRÁTICA DOS DIREITOS HUMANOS DESDE A ESCOLA PARA A VIDA | ARTIGO | Baixar |
| 28 | EXPLORANDO A PESQUISA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | ARTIGO | Baixar |
| 29 | INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: RESSIGNIFICANDO A MATEMÁTICA | ARTIGO | Baixar |
| 30 | LITERATURA DE MINORIAIS: UMA PROPOSTA REFLEXIVA A PARTIR DO “TERRORISMO LITERÁRIO”, DE FERRÉZ | ARTIGO | Baixar |
| 31 | MATEMÁTICA FINANCEIRA: SUA INFLUÊNCIA NA SOCIEDADE E MODELO ECONÔMICO | ARTIGO | Baixar |
| 32 | METODOLOGIAS ATIVAS APLICADA AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA METEMÁTICA | ARTIGO | Baixar |
| 33 | NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E PLASTICIDADE NEURAL: UM CAMINHO A SER DESCOBERTO | ARTIGO | Baixar |
| 34 | O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO COM ÉTICA E COOPERAÇÃO | ARTIGO | Baixar |
| 35 | O LÚDICO NA MATEMÁTICA: JOGOS COMO INSTRUMENTOS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. | ARTIGO | Baixar |
| 36 | O PAPEL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR DOCENTE | ARTIGO | Baixar |
| 37 | O PROCESSO EDUCATIVO E A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: UMA NOVA PERSPECTIVA A PARTIR DE GARDNER | ARTIGO | Baixar |
| 38 | O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA. | ARTIGO | Baixar |
| 39 | OS DESAFIOS DO EDUCAR: CONDIÇÕES BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SAUDÁVEL DA PRIMEIRA INFÂNCIA. | ARTIGO | Baixar |
| 40 | PEDAGOGIA EMPRESARIAL: A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO PARA A FORMAÇÃO HUMANA | ARTIGO | Baixar |
| 41 | PEDAGOGIA WALDORF E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO SER HUMANO | ARTIGO | Baixar |
| 42 | PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO INERENTES A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A FORMAÇÃO DO LEITOR | ARTIGO | Baixar |
| 43 | RELATO SOBRE A PRÁTICA DE ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES EM TORNO DO MUNDO DA IMAGINAÇÃO | ARTIGO | Baixar |
| 44 | RELAÇÃO INTERPESSOAL INCLUSIVA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. | ARTIGO | Baixar |
| 45 | SEXUALIDADE INFANTIL É PRECISO FALAR SOBRE ISSO!? | ARTIGO | Baixar |
| 46 | STRESS E QUALIDADE DE VIDA: UM OLHAR SOBRE O PROFESSOR | ARTIGO | Baixar |
| 47 | SUPERFÍCIES QUÁDRICAS | ARTIGO | Baixar |
| 48 | UM NOVO OLHAR PARA A MATEMÁTICA: SUPERANDO AVERSÕES | ARTIGO | Baixar |
| 49 | VIABILIDADE NO SETOR DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA | ARTIGO | Baixar |
| 50 | VAMOS BRINCAR DE PRESERVAR ? | ARTIGO | Baixar |
| 51 | “EU ENSINO! ELE APRENDE! EU APRENDO! ELE ENSINA!” ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | ARTIGO | Baixar |
| ID | TÍTULO | TIPO | ARQUIVO |
|---|---|---|---|
| 52 | EQUOTERAPIA: INCLUSÃO E QUALIDADE DE VIDA | PÔSTER | Baixar |
| 53 | NÃO QUEREMOS MEIO AMBIENTE, QUEREMOS UM AMBIENTE INTEIRO! | PÔSTER | Baixar |
| 54 | O DESLOCAMENTO HUMANO DURANTE OS SÉCULOS | PÔSTER | Baixar |
| 55 | RELATO DE CASO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: REFLEXÕES EM TORNO DA IMPORTÂNCIA QUE TENHO PARA O OUTRO. | PÔSTER | Baixar |
| 56 | RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ALGUMAS REFLEXÕES | PÔSTER | Baixar |
| 57 | SEDENTARISMO: A DOENÇA DO SÉCULO XXI | PÔSTER | Baixar |
| 58 | SUSTENTABILIDADE ESCOLAR: REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA | PÔSTER | Baixar |
| 59 | TRABALHO EM EQUIPE: COOPERANDO TODOS GANHAM | PÔSTER | Baixar |
Rua Carlos Kummer, 100 Bairro Universitário Itapiranga - SC | 89896-000
(49) 3678-8700
(49) 9841-51850
semic@seifai.edu.br